Flickr

www.flickr.com

24 de maio de 2012

Blocos de concreto para pavimentação intertravada


         A pavimentação surgiu da necessidade de vias duráveis que fossem seguras e rápidas em qualquer época do ano. Inicialmente, a pavimentação era executada colocando-se pedras em estado natural para cobrir os caminhos.  Os primeiros pavimentos de pedra de que se tem notícia foram construídos em Creta, aprox. 3.000 a.c.

Avenida Romana
  


    No entanto, a pavimentação com pedra natural possui  desvantagens, como o impacto ambiental da extração, a produção artesanal, o desconforto de rolamento e o nível elevado de ruídos. Por isso, a pavimentação com pedras não teve condições de ser realizada em grande escala.

    Após a 2ª Guerra Mundial, as máquinas vibro-compressoras foram desenvolvidas na Alemanha e na Holanda, contribuindo para o desenvolvimento das peças pré-moldadas de concreto.


     Máquina Vibro-prensa

     O bloco  de concreto para pavimentação pode ter diferentes formatos. Os mais comuns são o Holandês (formato retangular) e o Unistein (que possui 16 faces). O pavimento Unistein, por possuir maior travamento entre as peças, é frequentemente utilizado em vias com trânsito de veículos. Já o pavimento Holândes possui um visual atrativo para praças, calçadas e pátios.


Pavimento unistein

Pavimento holandês

       Com a utilização de pigmentos, também podem ser produzidos blocos coloridos.


Pavimento holandês colorido

A pavimentação com blocos coloridos oferece harmonia e riqueza visual para praças e vias públicas, como pode ser visto nos exemplos abaixo:


Resort Plaza Itapema - Itapema - SC
Fonte: Praças, caminhos e pátios – Obras brasileiras com pisos 
intertravados de concreto. 2ª edição. ABCP

Renovação da Área Central - Palmas – PR
 Fonte:  Praças, caminhos e pátios – Obras brasileiras com pisos 
 intertravados de concreto. 2ª edição. ABCP

     A norma técnica de peças de concreto para pavimentação é a NBR 9780/87 da ABNT, e está atualmente em revisão. Esta norma define as características do bloco para pavimentação, suas dimensões, resistência mínima e métodos de ensaio.

2 comentários:

  1. Produção e comercialização de blocos de concreto para construção. Matéria prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e treinada confira! Blocos de concreto

    ResponderExcluir