Flickr

www.flickr.com

24 de maio de 2012

Livros sobre Alvenaria Estrutural


      Este post traz algumas recomendações de bibliografia sobre alvenaria estrutural e de vedação, além de cálculo estrutural, projetos, detalhes construtivos e práticas de obra.

Alvenaria Estrutural  
                                                  

     Esse livro trata da metodologia do projeto arquitetônico, apresenta detalhes e fotos de obras, mostra a execução de paredes de alvenaria estrutural e traz os requisitos de norma para manufatura dos blocos de concreto e ensaios para o controle tecnológico. O ponto forte desta bibliografia são as ilustrações e fotografias. Traz detalhes construtivos sobre piscinas, muros de arrimo, enrijecedores e muito mais, além de mostrar o passo a passo do assentamento de blocos de concreto em fotografias de obras de alvenaria estrutural.

Autores: Carlos Alberto Tauil, Flávio José Martins Nese.
Editora Pini
Para comprar clique aqui

Projeto de Edifícios de Alvenaria Estrutural   
                                                  
    
     Este manual compreende uma atual e ampla cobertura dos vários aspectos do projeto estrutural em alvenaria. É mais focado em cálculo estrutural propriamente dito, e trata do dimensionamento de edificações em relação à cargas verticais, horizontais (vento, desaprumo, muros de arrimo), o dimensionamento de vergas e contravergas e muito mais. O livro é relevante não apenas para estudantes, como também para pesquisadores e engenheiros projetistas.

Autor(es) : Márcio Antônio Ramalho, Márcio Roberto Silva Corrêa
Para comprar  clique aqui

Práticas Recomendadas de Alvenaria com Blocos de Concreto
                                                  
     Com linguagem fácil, este fichário possui cinco Práticas Recomendadas para Alvenaria com Blocos de Concreto, a saber: Como escolher e controlar a qualidade dos blocos; Alvenaria: Como projetar a modulação; Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade da sua obra; Execução de alvenaria: Marcação; Execução de alvenaria: Elevação. É uma bibliografia altamente recomendada para utilização no canteiro de obras. 

Edição: 2003-2004 (32p.)
Grupo de Especialistas da ABCP
Para comprar clique aqui

Caderno Analítico de Normas

                                                  

     Este caderno sintetiza e analisa as principais normas da ABNT referentes a sistemas construtivos à base de cimento para edificações. Estão incluídos neste caderno os sistemas: alvenaria de vedação com blocos de concreto, alvenaria estrutural e pisos intertravados de concreto. Esta publicação pode ser baixada gratuitamente.

 Autores: Comunidade da Construção
Para fazer o download, clique aqui

Parâmetros de Projeto de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto 



     Esta publicação foi desenvolvida através de uma parceria entre a ABCP e a Universidade de São Carlos e trata das melhores práticas de projeto de alvenaria estrutural. Foi desenvolvida por projetistas de renome e reconhecida experiência em projetos de alvenaria estrutural. 

Organizador: Guilherme Aris Parsekian , São Carlos/SP 
Editora UFsCar, 2012 85 páginas
Para comprar clique aqui

Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto 

                                                             

     Este livro é um dos mais completos sobre o assunto. Trata de noções básicas de projeto, materiais empregados na alvenaria, execução e controle de qualidade dos materiais e de execução. Também possui um capítulo específico sobre peças complementares, como pré-moldados para vergas e escadas do tipo jacaré. É ilustrado com figuras e fotografias de obra.
Infelizmente só pode ser encontrado em sebos virtuais.

Autores: Luiz Prudêncio Jr., Alexandre Lima de Oliveira e Carlos Augusto Bedin
Editora Gráfica Pallotti
Para comprar clique aqui

Um comentário:

  1. Produção e comercialização de blocos de concreto para construção. Matéria prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e treinada confira! Blocos de concreto

    ResponderExcluir