Flickr

www.flickr.com

10 de julho de 2012

Alvenaria de Blocos de Concreto - Glossário

A seguir veremos alguns termos comuns da alvenaria de blocos de concreto e seus significados:

1) Bloco de concreto:
Bloco de concreto é um elemento para alvenaria com furos verticais que ocupam até 75% da sua área superior. O bloco tem furos verticais que permitem o preenchimento com barras de aço e graute (veremos a definição de graute a seguir). Os blocos são feitos de tamanhos diferentes, de forma que o seu encaixe facilite a construção. Os três principais tipos são: bloco inteiro, meio bloco e canaleta.

O bloco inteiro, normalmente de dois furos, é assentado de forma alternada, para garantir a amarração da parede. Os seus furos coincidem na vertical, permitindo a passagem de barras de aço e canalizações hidráulicas ou elétricas.

O meio bloco serve para finalizar a parede, e normalmente é utilizado em fiadas alternadas.
                                                    

O bloco canaleta tem formato "U", pois serve para fazer vigas de cintamento. Neste bloco são utilizadas barras de aço na horizontal.
                                                 

2) Fiada de blocos:
Fiada é como se chama cada linha de blocos na alvenaria. Normalmente em um projeto as fiadas são numeradas, para facilitar a sua identificação.

                                          

3) Viga de cintamento: 
Viga de cintamento é o elemento horizontal feito com o bloco canaleta, barras de aço na horizontal e preenchimento com graute, e têm o objetivo de fazer a amarração horizontal da alvenaria.
Fonte: Livro Alvenaria Estrutural
Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese
                                         
4) Verga e contra-verga: 
É quando a viga de cintamento é feita na fiada superior de uma porta e na fiada superior e inferior de uma janela. A verga e a contra-verga são muito importantes para evitar fissuras e patologias nos cantos das aberturas.

         
                                                           Verga da porta 
                                              
                                                  Verga e Contra-verga da janela

5) Graute:
Graute é um tipo de concreto muito fluido que é utilizado para preencher os furos verticais dos blocos ou horizontais dos blocos canaletas. O preenchimento com graute serve para aumentar a resistência da parede e também fazer a aderência das barras de aço que estão dentro da parede com o bloco (nota: em todos os pontos onde forem utilizadas barras de aço o furo deve ser grauteado, senão o aço não auxiliará no aumento de resistência da parede).


6) Coordenação modular:
Este é um termo utilizado na elaboração de projetos. Coordenar modularmente um projeto significa arranjar as medidas de forma a serem proporcionais a uma medida padrão (5, 10, 15 ou 20 cm). Esta medida ajuda a evitar o desperdício na execução, pois o projeto será proporcional à medida dos blocos e não será necessário cortá-lo.

                                                 

7) Famílias de blocos:
Os blocos se dividem em famílias, que são grupos de produtos que possuem as medidas proporcionais entre si. A família 39 é proporcional a 20 cm, ou seja, se o seu projeto for modulado para 20 cm, esta é a família que você deve escolher. Da mesma forma, a família 29 é proporcional a 15 cm e a família 36,5 é proporcional a 12,5 cm.

                             

8) Argamassa:
Em todo tipo de alvenaria a argamassa é utilizada para ligar as peças entre si, garantindo aderência, resistência e estanqueidade. No bloco de concreto, a argamassa é colocada apenas em filetes nas paredes do bloco. Quando utilizamos o tijolo, é necessário colocar argamassa em toda a superfície do tijolo. Por este motivo o bloco de concreto oferece uma grande economia no uso de argamassa, além de diminuir o desperdício deste material. 

Colocação da argamassa de assentamento no tijolo comum

Colocação da argamassa de assentamento no bloco

9) Blocos complementares:
Blocos complementares são aqueles utilizados para fazer amarrações de paredes em L e em T, e variam de tamanho conforme a família de blocos.

Na família 39, temos o bloco de 54 cm e o bloco de 34 cm para fazer os cantos em L e T.
                  

                          Bloco 34                            Bloco 54              

                             

Na família 29 temos o bloco de 44 cm para fazer o canto em T. O canto em L é feito cruzando o bloco principal de 29 cm.
                                                
                                                   Bloco 44 
                      
Na família 36,5 os cantos são feitos com o bloco principal, o bloco de 36,5 cm.
                            


2 comentários:

  1. ¡Harto interesante!
    Me encantó.
    Gracias por las informaciones

    ResponderExcluir
  2. Produção e comercialização de blocos de concreto para construção. Matéria prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e treinada confira! Blocos de concreto

    ResponderExcluir