Flickr

www.flickr.com

9 de outubro de 2012

Comparativo de custos entre Alvenaria de tijolos e de blocos de concreto

Neste artigo, vamos realizar o comparativo entre os custos envolvidos na execução de alvenaria com tijolos e com blocos de concreto. 

Este post é baseado no estudo desenvolvido pelo Engº Marco Antonio Pozzobon, do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Alvenaria Estrutural (GPDAE) da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).


Os materiais utilizados neste estudo são:

                                                    
Tijolo cerâmico na dimensão 
9x14x19 cm (utilizado deitado e de pé)

                                                              
Tijolo cerâmico na dimensão 9x14x29 cm

                                                       
                                              Bloco de concreto na dimensão 
14x19x39 cm (resistência 4 MPa)

Para realizar o comparativo, foram consideradas alvenarias executadas nas seguintes conformações:
                                              
1) Parede confeccionada com tijolos 
de vedação 9x14x19 cm deitado

2) Parede confeccionada com tijolos 
de vedação 9x14x19 cm de pé (cutelo)

3) Parede confeccionada com tijolos 
de vedação 9x14x29 cm de pé (cutelo)


4) Parede confeccionada com blocos 
de concreto 14x19x39 cm

Na tabela a seguir, está listado o consumo de cada material por metro quadrado de parede (unidades, argamassa e mão-de-obra).

 (#) por toda superfície do bloco. (0) somente dois cordões são argamassados.


É interessante observar que, apesar do bloco de concreto possuir um peso maior por metro quadrado de parede (154,75 kg), o peso final da parede não é o maior da tabela. Isto ocorre por causa da economia de argamassa proporcionada pelo bloco,diminuindo o peso total parede. O peso final da parede têm grande influência na necessidade de projetar fundações mais pesadas e caras, e por isso deve ser levado em consideração.

Na próxima tabela estão os custos finais do metro quadrado de cada tipo de alvenaria. No custo total está considerado apenas o consumo de bloco/tijolo e argamassa. A produtividade da mão-de-obra (que chega a ser 3 x maior com o bloco de concreto) não foi contabilizada no cálculo final, e possui grande influência no orçamento final da construção.


* os preços considerados neste estudo foram pesquisados em Santa Maria, RS no mês de outubro/12.

 Além dos custos relativos a material e mão-de-obra, outro fator a ser considerado é o desperdício de materiais na execução da alvenaria. 
Por exemplo, para realizar a instalação elétrica de uma tomada em uma parede de alvenaria comum, é necessário executar um rasgo ao longo de toda a passagem do eletroduto, gerando um elevado volume de resíduo de alvenaria.

                                                

 Na alvenaria com blocos de concreto, o eletroduto passa por dentro do furo, sendo necessário apenas fazer uma abertura onde será instalada a tomada. O volume de resíduo gerado é significativamente menor neste caso. 

Além dos dados já apresentados, é importante observar que a alvenaria de bloco é executada com maior regularidade e precisão de nível e prumo, tornando a espessura do reboco necessário para regularizar a alvenaria bem menor em comparação com a alvenaria de tijolo comum. 




4 comentários:

  1. Essa quantidade de 4,83L de argamassa por m2 pra bloco de concreto tá certo!?! é o mesmo tipo de argamassa (cimento, cal e areia) comparado pra tijolos ceramicos? Tenho procurado outras fontes e vejo que pode variar entre 15 a 30 L por m2 dependendo da espessura. Espessura de 10cm, 15L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja no sistema de bisnaga. Onde se coloca somente dois filetes de argamassa em cada fieira.

      Excluir
  2. Assim fica fácil MENTIR e NÃO RESPONDER À PERGUNTAS, não é? =/

    ResponderExcluir
  3. Qual a maneira mais econômica de construir uma casa de 36 metros quadrados. Primeiro andar só com contrapiso piso e banheiro e o segundo andar com 3 quartos? Qual orçamento vale mais em conta?

    ResponderExcluir