Flickr

www.flickr.com

12 de novembro de 2012

10 mandamentos para uma alvenaria de blocos de concreto bem-feita

A seguir veremos os 10 princípios que você deve seguir para executar uma alvenaria de blocos de concreto bem-feita:

1) Ajuste as medidas do projeto: Independente de se tratar de uma residência, prédio ou apenas um muro, adequar as medidas da construção para o tamanho do bloco utilizado é fundamental. A modulação traz rapidez, praticidade e economia para a execução, pois evitará a necessidade de cortar as peças para adequá-las ao tamanho da alvenaria.

Fonte: Acervo Prontomix


2) Confira as medidas da fundação: Conferir as medidas da fundação antes de iniciar a alvenaria evita erros que aparecerão mais adiante na execução, gerando a necessidade de demolir a parede e jogar material fora. Outra dica importante é ensaiar a posição dos blocos antes de iniciar o assentamento com argamassa, colocando cada bloco na posição indicada no projeto, para conferir se as medidas estão corretas.

                               
                                                Fonte: Acervo Prontomix

3) Chumbe o aço na viga: Mesmo em muros e residências baixas, amarrar a alvenaria com a fundação é importante para a estabilidade da parede. Para fazer isto é muito simples: nos pontos marcados em projeto, deixar barras de aço chumbadas na viga antes de fazer a concretagem desta. Quando for executar a alvenaria, amarrar esta barra de aço com a que passará nos furos verticais dos blocos, que serão preenchidos de concreto do tipo graute mais tarde.


                              
                                                Fonte: Alvenaria Estrutural
                               Carlos Alberto Tauil, Flávio José Martins Nese

4) Controle a espessura das juntas: Os blocos de concreto possuem a medida de 39 de propósito, pois com a junta de argamassa de 1 cm, a medida fecha em 40 cm exatos. Com o bloco de 29 cm é a mesma lógica (a medida fecha em 30 cm). Uma junta espessa demais, além de gerar erros no tamanho final da parede, diminui o desempenho estrutural desta e leva ao desperdício de argamassa. 

 Fonte: Acervo Prontomix


5) Limpe as juntas: Uma das maiores vantagens do bloco de concreto é que ele pode ser deixado à vista, sem reboco, pois possui grande apelo estético. Para isso, as juntas de argamassa devem ser constantemente limpas durante a execução da parede (pode ser com a própria colher de pedreiro e até esponja). Se o profissional deixar para limpá-las mais tarde, a argamassa terá endurecido, gerando retrabalho e dificultando a limpeza.


                                       
                                             Juntas com excesso de argamassa 

                                      

                                                            Juntas limpas
                             Fonte: Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto
                                                 Caderno do Aluno - ABCP




6) Mantenha o nível e prumo: A melhor maneira de evitar fissuras na alvenaria é executá-la bem alinhada, no nível e no prumo. Se a parede for executada "torta", o seu peso próprio causará fissuras na alvenaria. Para verificar o prumo e o nível, tenha sempre em mãos a régua de nível.

                               
                                                Fonte: Acervo Prontomix

7) Verifique o grauteamento: Ao preencher os furos dos blocos com graute (que é um concreto mais "líquido") é importante ter certeza que todo o furo foi preenchido. Uma forma de verificar isto é cortar uma abertura nos blocos de 1ª fiada para conferir se o graute preencheu o furo do bloco desde o início da parede (janelas de inspeção).


                                                 Fonte: Acervo Prontomix

8) Use ferramentas: O uso de ferramentas para a execução de alvenaria podem influenciar muito a qualidade final desta. Carrinhos especiais para transportar blocos, réguas de nível, balde para colocação de graute, canaleta para colocação de argamassa, etc.

                                         
                                             Fonte: Acervo Prontomix

                            
                                         Fonte: site da Equipa Obra


                              
                   Fonte: Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto
                                      Caderno do Aluno - ABCP


9) Armazene corretamente: No recebimento, os blocos devem ser armazenados em local plano e protegido. Devem ser conferidas as medidas dos blocos, quantidade e a resistência, que deve estar de acordo com o pedido e com o projeto. Caso os blocos peguem chuva, é importante não utilizá-los molhados (para evitar transtornos, cubra os pallets de blocos com lonas). Este cuidado é importante porque os blocos molhados vão liberar a umidade excessiva na parede, prejudicando a alvenaria.

   Fonte: Acervo Prontomix

10) Programe o seu pedido: Quando uma execução inicia, é importante providenciar para que não falte nenhum material, evitando a perda de tempo e de produtividade. Programe com a equipe de execução os pedidos dos blocos com antecedência, para evitar interrupções desnecessárias nos trabalhos. 

3 comentários:

  1. muito boa as orientações e é de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  2. muito boa as orientações e é de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Produção e comercialização de blocos de concreto para construção. Matéria prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e treinada confira! Blocos de concreto

    ResponderExcluir