Flickr

www.flickr.com

21 de março de 2013

Limpeza e manutenção do pavimento intertravado

O pavimento intertravado de concreto, como qualquer tipo de superfície, se suja devido à acumulação de poeira da atmosfera. Outros agentes externos, como líquidos e materiais pastosos podem causar manchas na superfície do pavimento. Em superfícies escuras, como o asfalto, a sujeira não fica tão visível como no pavimento intertravado de concreto, que é especificado pela sua cor clara e efeito estético.

A seguir veremos algumas instruções sobre como manter o seu pavimento limpo e conservado:
  1. O pavimento deve ser limpo no mínimo uma vez por ano, com escovas de cerdas duras e detergentes. 
  2. Se forem utilizadas mangueiras de pressão na limpeza, utilizar o jato d’água sempre inclinado, e não na vertical.
  3. Ao usar produtos químicos é sempre importante utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas, avental e óculos. 
  4. O pavimento deve ser enxaguado generosamente com água e a água de lavagem deve ser escoada adequadamente para o sistema de drenagem existente.
  5. Após a limpeza é importante verificar se as juntas de areia entre as peças continuam preenchidas. Do contrário, o rejunte deve ser refeito com o espalhamento de areia fina e espalhado com a vassoura para preencher as juntas.

Limo, grama e ervas daninha

Em pavimentos que se encontram à sombra, debaixo de árvores e em ambientes úmidos é comum o surgimento de limo. Ele pode ser raspado com espátula. Para prevenir a formação de limo, líquen e algas podem ser utilizados herbicidas específicos seguidos pela limpeza com escovação.
Caso ocorra o crescimento de grama e erva daninha entre as juntas dos blocos, estes devem ser retirados manualmente.

                                     

Graxa e gordura


As manchas de graxa e gordura são causadas geralmente pelo preparo e consumo de alimentos nas calçadas, enquanto as manchas de óleos são geradas pelos veículos. Estes produtos conseguem penetrar rapidamente na superfície do pavimento, por isso é importante limpá-los rapidamente com panos ou toalhas absorventes. Se a mancha persistir, podem ser utilizado detergente concentrado e escova, enxaguando com água quente. O uso do detergente deve ser feito com cuidado, pois pode danificar a coloração do pavimento. Também existem no mercado emulsões para retirar a graxa, que podem ser utilizadas em manchas mais persistentes.

                                 

Chicletes

O chiclete pode ser removido através da raspagem com uma espátula e da aplicação de gelo na superfície. A utilização de equipamentos de lavagem de alta pressão também auxilia este tipo de retirada.

                                

Asfalto

Assim como o chiclete, o asfalto gera uma mancha superficial, que não penetra no concreto. A mancha de asfalto também pode ser removida com a utilização de uma espátula e gelo ou equipamentos lavagem de alta pressão. Do mesmo modo podem ser utilizados produtos removedores de manchas de asfalto. Neste caso, é importante testar a aplicação em uma área pequena do pavimento, para ter certeza que o produto não irá danificá-lo. 

                                      

Pintura e grafite

É importante tentar limpar este tipo de mancha ainda fresca, com material absorvente como toalha de papel. Depois, utilizar um solvente de tintas específico para superfícies de concreto (para não atacar o pavimento). Se a mancha estiver seca, realizar a raspagem da pintura e a limpeza com o produto removedor. Tenha cuidado para que a água suja de tinta da lavagem não suje o pavimento ao escoar, utilizando detergente e água abundante no enxágüe.

                                         

Folhas, bebidas e fumaça

Estes tipos de manchas podem ser retirados através da lavagem do pavimento com escova de cerdas duras, sabão e água quente. Caso isso não seja suficiente, um pouco de alvejante de roupas dissolvido em água pode ser eficaz. É importante enxaguar o pavimento com abundância após a lavagem. O uso excessivo de alvejantes pode danificar a coloração do pavimento.

Argamassa

Manchas grandes causadas pela argamassa endurecida devem ser removidas com espátulas ou escovas de arame. Após a remoção, a mancha resultante pode ser tratada com produtos removedores de argamassa específicos.

                                              

 Eflorescências

A eflorescência é a ocorrência de manchas esbranquiçadas na superfície do pavimento, causada pelo carbonato de cálcio presente nas reações do cimento portland. Este fenômeno é superficial e passageiro, e não representa perda da coloração do pavimento. Normalmente as manchas desaparecem naturalmente ao longo do tempo, mas também podem ser utilizados produtos removedores de eflorescência específicos para este fim. Produtos removedores de argamassa também são eficientes neste caso.

                                             







  

3 comentários:

  1. Blocos Mauá - Seu material para construção está aqui na Blocos Mauá, venha Conferir! Blocos para Construção

    ResponderExcluir
  2. Produção e comercialização de blocos de concreto para construção. Matéria prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e treinada confira! Blocos de concreto

    ResponderExcluir
  3. Produção e comercialização de blocos de concreto para construção. Matéria prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e treinada confira! Blocos de concreto

    ResponderExcluir